Mensagem

Mensagem
Reflexão

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Orgulho de ser nordestina


Nasci em Várzea Alegre, sul do Ceará, pensa numa nordestina arretada, que se orgulha de falar cantando! Falo oxente, vôte e danou-se. Viche, Maria. O meu jeito de falar é o mais fiel retrato da minha terra. Os amigos acham até engraçado porque falo francês cantando. Fico de olho numa mesa farta de pirão, baião de dois, carne assada, mungunzá, canjica, pamonha, galinha caipira, cafezinho com cuzcuz. Delícia! Emociono-me ao ouvir Chico de Amadeu cantando LINDA BREJEIRA. Guardo as melhores recordações das noites de São João e São Pedro tocadas por aquele sanfoneiro famoso. Agora no dia de CORPUS CHRISTI me emocionei ao ver passar a procissão diante do condomínio em que moro em Fortaleza. Fiquei observando aquelas pessoas sofridas, rezando, cantando em pleno sol quente. A ladainha, o cheiro de incenso, os pés descalços, o véu sobre a cabeça( minha mãe usava tudo isso), o terço entre os dedos.A grandeza de uma fé que não se abala. O som do sino repicando na torre da igreja, a chamada da missa. Tudo isso me veio novamente como um bom filme que se assiste 2, 3 vezes.
Admiro e me emociono com o improviso do poeta popular, a beleza do maneiro-pau, a alegria da quadrilha. O nordestino é acima de tudo um herói, e nos cordéis do tempo se registra a sua história.
Tenho orgulho de ser nordestina mas me aborreço demais quando alguém tenta falar diferente envergonhado de sua "nordestinidade. "

Um comentário:

  1. Parabéns ao nosso amigo
    Que filosofou com seu texto
    Ele fez o que era correto
    E se expressou com zelo.

    Amei, amigo. e parabéns a nossa NORDESTINA.

    ResponderExcluir