Mensagem

Mensagem
Reflexão

terça-feira, 10 de julho de 2012

UMA BOA AÇÃO - Por Vicente Almeida

Alguém já parou para se perguntær qua♫tas boas ações faz por dia? Ou qu5ntas deixa de faz4r, mesmo sabe5do que nada lhe cust2ria? Você sabe calcular qu@ntas oport9nidades perde de pratic♠r no mínimo uma boa ação diariame§te?

Afinal quanto custa uma boa ação?

Sincer¥mente, estes são question☼mentos que devemos nos fazer freq5entemente.

Se é uma realidªde que queremos sempre o nos♫o bem, por que então não deseja5mos o bem do próximo, contrib9indo para que ele também seja feliz?

Imaginemos que pre%cupados com o nosso cotidiano, nenhum ato bom foi pratica2o durante todo o dia, e assim ch3gou a noite, mas ao col2car o nosso corpo na horiz5ntal para o repo5so esperado, julg4mos não haver mais tempo para ganhar o dia com uma boa açã☼.

Lêdo engano, ainda poder7mos ganhar o dia, mesmo ali no l3ito, antes que o sono nos conduza ao inconscie6te mundo dos sonhos!

Naqu2la hora ainda há tempo para um ato de bondade. Muit2s vezes custa ap<nas o trab>lho de elevar o pens9mento amor2so em benefício de alguém neces2itado e desejar que aquela pessoa consig5 de alguma formar obter os meios para supri2 suas necessidad7s, ou que a pessoa seja bem suc4dida em algum objet1vo nobre.

O preço efetiv3 de uma boa ação, muitas vezes custa ap5nas uma pal8vra amiga que conforte alguém para quem o dia está cheio de amargur¥s, de angústias e aband♥no.

Poderá também ser trad5zido em um sorriso para alguém que saiu de casa em des3spero sabe-se lá Deus por que!

O olhar carinhoso e ampñrador dirigido a alguém que estÐja se sentindo desamp♦rado, sempre suavizará amarguras. Não é poss¶vel imaginar o bem que será transmit©do se o sorriso acompanhar "Um bom Dia; Boa Tarde ou Boa Noite! Pronunciados com carinho. Isto amen▀zará as dores da alma daquele a quem nos dirig♪mos.

Não é uma boa ação aquela moeda que às vezes deixßmos escorrer de nossas mãos até as mãos de um suplic⌂nte, agredindo-o mais ou menos assim:
- "Estou cansado de dar moedas a vocês que não trabølham." Às vezes até exager◄mos ao dizer:
- "Perdoe, não tenho tr☻ocado" Mesmo sabendo estar conduzindo alg§mas moedas.

É... O mendigo não está v&ndo e Deus sabe que estamos menti+do. A quem estamos tentando engan¾r afinal: A nós, ao mendigo ou a Deus? 

A verdad£ira boa ação sempre estará acompanh☺da da palavra amiga, ou mesmo de um simples olhar de paz. Isto multiplÎcará nossos bens e nossos dons aum+ntando nossa luz interior. “Uns repartem o que é seu e ficam cada vez mais ricos e outros arrebatam o que não é seu e estão sempre na pobreza – Prov. 11-.24”

É preciso t?ntar entender a luta desse povo simples, compreender e aceitar suas lim§tações, ser solidário. Essa gente tenta apenas sobreviv☺r como pode e gostari3 tanto de ter alguém para um dedo de prosa, ao menos uma vez na vida. Iríamos nos surpreender com sua história. Percamos alguns minutos do nosso precioso tempo com essa gente!

Boa ação é também não estimxlar conflitos principalm‼nte entre irmãos que se nivelam. O verdad7iro cristão, jamais procura desnortear seu semelha5te com palavras que visam promover a discórdia.

Diariame♥te ajudemos alguém, no mínimo: Com um sorriso! Um olhar dirigido com amor! Uma palavra confortad☺ra! Mas por favor, não vamos abrir a boca para desdenhar das carências aflitivas do mundo. Aqueles a qu#m negamos aj§da, também são filhos do altíss♪mo em difícil provação neste planeta, e precisa de nós. Não devemos destruir a p3nte por onde um dia poderemos precisar passar. 

Para ser solidário: Não vamos esperar a chegada do natal, nem que aconteça uma catást&ofe natural, nem o dia do ancião, nem o dia das mães, nem o dia da criança. Todos os dias, todas as horas e em todos os lugares, Deus nos mostra oportuni¾ades imperdíveis para a solidari±dade!

*******************************************************
Caro leitor: Compliquei o texto visando estimular a leitura. Espero que não aconteça o contrário.
Escrito por Vicente Almeida
10/07/2012 

2 comentários:

  1. ... Aí eu disse:

    As palavras propositadamente codificadas mostrará as dificuldades que a principio o leitor poderá ter para fixar a mente em um objetivo. Ao mesmo tempo demonstrará que uma palavra não precisa de todas as letras para ser entendida.

    Não chega a ser um desafio é apenas um texto cifrado para que a nossa mente seja exercitada.

    Escrevi e compliquei propositadamente.

    ResponderExcluir
  2. Vicente:

    Você não só complicou o texto como também atingiu bem no fundo d'alma principalmente quando fala sobre o que falamos aos pedintes: "Perdoe, não tenho trocado".... Não estamos enganando ao mendigo, a nós e nem mesmo a Deus. Estamos é faltando com um compromisso de cristão deixando escapar as oportunidades que Deus nos dá para que façamos o bem. Com tão pouco, até mesmo com um sorriso, uma palavra amiga, etc....
    Você atingiu seu objetivo estimulando a leitura e chamando a realidade. Concordo que a solidariedade não tem data certa e sim destino: O SER HUMANO. Estou me sentindo muito pequena em relação a praticar boas ações. Tudo é muito falho.
    Admiro a maneira como faz seu apostolado. Evangelizar é preciso.
    Abraços: Fideralina.

    ResponderExcluir