Mensagem

Mensagem
Reflexão

quinta-feira, 28 de março de 2013

S.S. PAPA FRANCISCO.

VISÃO DA IGREJA DO PAPA FRANCISCO E DE MUITOS CRISTÃOS (Tradução não-oficial do amigo Germano Cord Sj.

A intervenção do então cardeal Bergoglio no pré-conclave:Um diagnóstico dos problemas da Igreja

O arcebispo de Havana, Card. Jaime Lucas Ortega Y Alamino, deu a conhecer um documento dado por ele pelo papa Francisco, delineando o discurso que ele fez no pré-conclave. O Cardeal Ortega ficou tão impressionado com o discurso que pediu uma cópia ao então Card. Bergoglio. Depois, o Card. Ortega recebeu autorização do Papa para partilhar a informação.
Eis uma tradução não-oficial:

Evangelizar implica zelo apostólico:
1. Evangelizar pressupõe um desejo na Igreja de sair de si mesma. A Igreja é chamada a sair de si mesma para ir às periferias, não apenas geograficamente, mas também às periferias existenciais: o mistério do pecado, da dor, da injustiça, da ignorância e indiferença à religião, das correntes intelectuais, e de toda miséria.
2. Quando a Igreja não sai de si mesma para evangelizar, ela torna-se auto-referencial e então torna-se doente. Os males que ao longo dos tempos acontecem em instituições eclesiais tem sua raiz nesta auto-referência e num tipo de narcisismo teológico. No Apocalipse, Jesus diz que ele está à porta e bate. Obviamente, o texto refere-se a ele batendo do lado de fora para entrar, mas eu estou pensando nas vezes em que Jesus bate de dentro para que nós o deixemos sair. A igreja auto-referente mantém Jesus Cristo dentro dela mesma e não o deixa sair.
3. Quando a Igreja é auto-referente, inadvertidamente, ela acredita que tem sua própria luz; ela cessa de ser mysterium lunae e dá lugar a um grave mal, a mundanidade espiritual (o qual, de acordo com De Lubac, é o pior mal que pode cair sobre a Igreja). É um mal que vive para dar glória somente a si mesmo.
Ou seja, há duas imagens da Igreja: uma que evangeliza e sai para fora de si mesma, “Dei verbum religiose et fidente proclamans”; e a igreja mundana, vivendo apenas dentro de si mesma, de si mesma e para si mesma. Isto deve iluminar as possíveis mudanças e reformas que devem ser feitas para a salvação das pessoas.
4. Pensando no próximo papa: ele deve ser um homem que, da contemplação e adoração de Jesus Cristo, ajude a Igreja a sair para as periferias existenciais, que a ajude a ser uma mão fecunda, que recebe vida da “doce e confortante alegria de evangelizar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário