Mensagem

Mensagem
Reflexão

terça-feira, 11 de novembro de 2014

PELEJA AZUL: SÁVIO PINHEIRO X MUNDIM DO VALE

Sávio

Daí, tê-lo em minha mão,
Pois sou bom urologista.
Vou dar a primeira pista
Para ele meditar.
Seu caso eu vou estudar,
Mas peço pra não ter medo,
Vou usar somente um dedo
No toque que vou lhe dar
 .
Mundim do Vale:

Já chegou Sávio Pinheiro
Mas esse é muito imoral
Se encontra num hospital
Tomando o nosso dinheiro.
Esse nosso companheiro,
Não rima mais assim tanto
Seu verso não tem encanto,
Porque é medo com dedo
Só pra esconder o segredo
Do que falta noutro canto.
Sávio Pinheiro:



Mundim, não sou imoral
Nem sou louco por dinheiro
Mesmo achando verdadeiro
O valor do capital.
No lastro de um hospital
Quem receita é o doutor,
Porém tem grande valor
A benéfica prevenção
Quando o toque de ação
Vai te evitar grande dor.

Mundim do Vale:

Dr. Sávio, o preconceito
É por falta de campanha,
Na prevenção só quem ganha
É quem faz tudo direito.
Não tem no mundo um sujeito
Que não precise fazer,
O toque é só pra saber
Se já está comprometido,
É como olhar o ouvido
Para poder prescrever.
Sávio Pinheiro:


O homem só fecha a porta
Quando se sente roubado,
Só vai ao médico obrigado,
Com o futuro não se importa.
A prevenção está morta
Na mente desse infeliz.
A estatística nos diz
Que o bicho homem se mata,
Quase sempre se maltrata
E se escapa é por um triz.
Mundim do Vale
:
Minha porta foi fechada
Conforme orientação,
Vou fazendo a previsão
Pra casa não ser furtada.
Eu sigo nessa pisada
Sem pensar em suspender
Para o médico não dizer
Que eu tenho preconceito.
Eu faço tudo direito
Porque não sei é morrer.

Sávio Pinheiro
:
Se, às vezes, após dormir
Você for muito ao banheiro
É o anúncio verdadeiro
Que, ao doutor, terá de ir.
Para o câncer não surgir
De maneira prematura
Você tem de ter postura
E decisão acertada
Para não ver projetada
A sua própria sepultura.

Mundim do Vale:

Como diz Sávio Pinheiro
É preventiva a ação,
Quem fizer a prevenção
Fica longe do coveiro.
Não queira ser o primeiro
Dessa estatística mortal
O toque é coisa normal
É o meio mais preciso.
Aquele que tem juízo
Faz prevenção anual.

Sávio Pinheiro:

Se o sangue não for normal,
Com PSA elevado,
Você, homem, em bom estado
Vai sofrer toque retal.
Este vai te dar moral
Para um digno tratamento.
Sendo assim, o andamento
Da doença que te alcança
Vai te dar nova esperança
E acalmar teu sofrimento.

Mundim do Vale:

Quem tiver muito apressado
Com vontade de morrer
Só precisa não fazer
O exame orientado.
Eu como tenho cuidado
Faço meu procedimento,
Que vem dando cem por cento
A cada ano que faço
E assim mantenho o espaço
E vivo bem no momento.

Sávio Pinheiro:

Mundim, você nos mostrou
De forma muito eloquente
Uma escrita inteligente
Que a todos orientou.
No versejar nos mostrou
Uma saúde azulada.
Hoje, bastante estudada
Previne um monte de gente
Que de forma permanente
Tem vivido em disparada.
Dedicada a Francisco Gonçalves de Oliveira
Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário