Mensagem

Mensagem
Reflexão

domingo, 6 de novembro de 2011

O Ato Litúrgico da Santa Missa

VOCÊ COMPREENDE O ATO LITÚRGICO DA SANTA MISSA?

Evangelizar é também ensinar o verdadeiro sentido dos sacramentos da eucaristia na Santa Missa.

Eduque seus filhos na fé! Fale sobre Deus com todos! Não esqueça seus parentes e amigos. Não tenha medo nem vergonha!Deus realmente está presente em todos os nossos atos e na Santa Missa fala diretamente conosco, sente nossas necessidades e nos ajuda conforme nossa humildade.


É preciso ser humilde para participar, compreender e aproveitar todas as bênçãos que provém dos céus, quando todos se reunem na paz do Senhor.Na Celebração Eucarística da Santa Missa, não podemos ficar isolados, mudos. A nossa fé, o nosso amor e os nossos sentimentos são manifestados através dos gestos, das palavras, dos hinos de louvor, da posição do corpo e também do silêncio.O canto e os gestos dão força à palavra. A Oração não diz respeito apenas à alma, mas também ao corpo, expressão viva da alma.



O QUE SIGNIFICAM OS CANTOS?


O canto está a serviço do louvor a Deus, e de nossa santificação. Não é apenas para embelezar a Santa Missa.Cada canto está em sintonia com o momento litúrgico que se celebra:


O CANTO PENITENCIAL nos ajuda a pedir perdão de coração arrependido;O CANTO DE OFERTÓRIO nos ajuda a fazer a nossa entrega a Deus;O CANTO DA COMUNHÃO nos coloca em maior intimidade com Deus para expressar nossa adoração e ação de graças.



O QUE SIGNIFICAM NOSSOS GESTOS:



SENTADO: Esta posição bastante cômoda permite você ficar à vontade para ouvir e meditar sem pressa;


DE PÉ: É o momento de ouvir com atenção e respeito. Indica a prontidão e disposição para obedecer;


DE JOELHOS: Esta é a posição de adoração a Deus, diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho;


GENUFLEXÃO (ajoelhar-se): É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos se ali existir o Sacrário;


INCLINAÇÃO: Inclinar-se diante do Santíssimo Sacramento é sinal de adoração.


MÃOS LEVANTADAS: É a atitude dos orantes. Significa súplica e entrega a Deus;


MÃOS JUNTAS: Significa recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida;


SILÊNCIO: Fazer silêncio também é necessário para interiorizar e meditar, sem ele a Santa Missa seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.



A liturgia da Santa Missa, nos leva ao encontro pessoal com Deus, tendo como Mediador o próprio Cristo, que nascido de Maria, reúne em Si, Divindade e Humanidade.


A Santa Missa é mais do que um conjunto de orações: ela é a GRANDE ORAÇÃO do próprio Jesus, que assume todas as nossas orações individuais e coletivas para nos oferecer ao Pai, juntamente com Ele.


PENSE NISSO!


Escrito por Vicente Almeida

Um comentário: