Evangelizar é também ensinar o verdadeiro sentido dos sacramentos da eucaristia na Santa Missa.
Eduque seus filhos na fé! Fale sobre Deus com todos! Não esqueça seus parentes e amigos. Não tenha medo nem vergonha!Deus realmente está presente em todos os nossos atos e na Santa Missa fala diretamente conosco, sente nossas necessidades e nos ajuda conforme nossa humildade.
É preciso ser humilde para participar, compreender e aproveitar todas as bênçãos que provém dos céus, quando todos se reunem na paz do Senhor.Na Celebração Eucarística da Santa Missa, não podemos ficar isolados, mudos. A nossa fé, o nosso amor e os nossos sentimentos são manifestados através dos gestos, das palavras, dos hinos de louvor, da posição do corpo e também do silêncio.O canto e os gestos dão força à palavra. A Oração não diz respeito apenas à alma, mas também ao corpo, expressão viva da alma.
O QUE SIGNIFICAM OS CANTOS?
O canto está a serviço do louvor a Deus, e de nossa santificação. Não é apenas para embelezar a Santa Missa.Cada canto está em sintonia com o momento litúrgico que se celebra:
O CANTO PENITENCIAL nos ajuda a pedir perdão de coração arrependido;O CANTO DE OFERTÓRIO nos ajuda a fazer a nossa entrega a Deus;O CANTO DA COMUNHÃO nos coloca em maior intimidade com Deus para expressar nossa adoração e ação de graças.
O QUE SIGNIFICAM NOSSOS GESTOS:
SENTADO: Esta posição bastante cômoda permite você ficar à vontade para ouvir e meditar sem pressa;
DE PÉ: É o momento de ouvir com atenção e respeito. Indica a prontidão e disposição para obedecer;
DE JOELHOS: Esta é a posição de adoração a Deus, diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho;
GENUFLEXÃO (ajoelhar-se): É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos se ali existir o Sacrário;
INCLINAÇÃO: Inclinar-se diante do Santíssimo Sacramento é sinal de adoração.
MÃOS LEVANTADAS: É a atitude dos orantes. Significa súplica e entrega a Deus;
MÃOS JUNTAS: Significa recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida;
SILÊNCIO: Fazer silêncio também é necessário para interiorizar e meditar, sem ele a Santa Missa seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.
A liturgia da Santa Missa, nos leva ao encontro pessoal com Deus, tendo como Mediador o próprio Cristo, que nascido de Maria, reúne em Si, Divindade e Humanidade.
A Santa Missa é mais do que um conjunto de orações: ela é a GRANDE ORAÇÃO do próprio Jesus, que assume todas as nossas orações individuais e coletivas para nos oferecer ao Pai, juntamente com Ele.
PENSE NISSO!
Escrito por Vicente Almeida
Fafá. farei novo comentário agora estou co vista.
ResponderExcluir