Mensagem

Mensagem
Reflexão

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A ORÍGEM DA BÍBLIA - FINAL - Por Vicente Almeida

Última Parte

Quem lê a Bíblia literalmente, sem analisar, terá apenas uma boa leitura com a sucessão de histórias fantásticas relativas à trajetória de um povo.

Aquele que ler com a finalidade de censurar, aprisiona a mente e o coração a margem do entendimento, e assim encontrará uma fonte inesgotável de motivos para contestar o seu conteúdo, pois tudo que não entender segundo sua ideologia, considerará um erro.

Tudo isto ocorre, por que o leitor não considera que as admiráveis histórias da Bíblia, em relação a nossa época, são complexas, uma vez que personagens, culturas, costumes e cenários são numerosos e distantes no tempo e no espaço, e tudo isto precisa ser levado em conta, para podermos entender o significado dos textos.

Contudo, nenhuma passagem histórica que venha a ser contestada inviabilizará o conteúdo, a fidelidade  e a finalidade da Bíblia, pois, essa contestação representará tão somente o ponto de vista do leitor.

Sabemos que no decorrer dos tempos, muitos problemas tem surgido em relação à interpretação do conteúdo bíblico, objeto de discussões as mais variadas, originando polemicas sem fim.

dois mil anos, não poderíamos conceber a ideia de um veículo circulando pelas ruas de Roma. Da mesma forma não podemos menosprezar uma narrativa pelo simples fato de não a compreendermos.

Sabemos que durante muitos séculos ou milênios, as narrativas que hoje lemos, foram transmitidos oralmente de geração em geração, e somente foram reunidas em um só texto, lá pelos tempos do reinado de Davi.

ainda que se compreender que a linguagem de certos textos, é simbólica, não devendo ser entendida tal qual está escrito, isto é próprio da alegoria que descreve um fato utilizando o simbolismo, para sinalizar a importância da descrição.

Vejamos dois exemplos apenas:

I - Josué mandou que o sol parasse no meio do céu e a lua em outro ponto para que ele vencesse uma batalha, e consta que o sol parou por espaço de um dia. (Josué 10-12,13) Isto é simbólico, pois as leis que regem o cosmos incluindo Sol, Lua e Terra impedem que estacionem seu movimento, ainda que por uma fração mínima de segundo.

Entretanto, um fenômeno real aconteceu. Segundo os historiadores eram frequentes naquela região, umas tempestades previsíveis, que embaçava a visão daqueles que desconheciam tal ocorrência. Josué, conhecedor do fenômeno, programou sua batalha para um daqueles momentos, considerando que seus soldados tinham habilidades para se movimentar durante a tempestade. E foi assim que ele venceu a luta.

II – Jesus quando afirmou: “É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos Céus”. Mateus (19-24), assim falou para dar força à importância de não se deixar corromper pela riqueza material. Ele queria dizer: Mesmo que fossemos ricos em bens, não devíamos ser pobres de dons espirituais. Era necessário ajudar aqueles que estão na escala inferior da vida sem nos aproveitarmos de suas fraquezas e necessidades.

O livro com maior conteúdo simbólico e alegórico é o Apocalipse, pois na época em que foi escrito, o seu autor não poderia falar literalmente a respeito de suas visões, em virtude da acirrada perseguição ao cristianismo. Por isto escreveu utilizando a alegoria e o simbolismo das figuras mitológicas, como dragão de sete cabeças, besta de sete cabeças e 10 chifres e tudo o mais.

Para entender melhor as palavras: simbolismo e alegoria; vamos ver o que nos diz o “Aurélio – Século XXI”:

I - Simbolismo é a expressão ou interpretação por meio de símbolos que abrange o conjunto de toda uma narrativa ou quadro, de maneira que a cada elemento do símbolo corresponda um elemento significado ou simbolizado.

II – Alegoria é a exposição de um pensamento sob forma figurada: Ficção que representa uma coisa para dar ideia de outra, Seqüência de metáforas que significam uma coisa nas palavras e outra no sentido.

Felizmente, muitos leitores leem a Bíblia com a finalidade de aprofundar seus conhecimentos, visando aprender e promover uma reforma interior. Assim procedendo, tornam-se aptos para entender o Espírito da mensagem que flui através das suas páginas, e isto só acontece quando estamos abertos ao entendimento.

Deus em sua paternal bondade quis transmitir ao gênero humano um roteiro de conduta que o levasse a perfeição no decorrer dos milênios. Para esses, a Bíblia se revela em sua plenitude.

Por enquanto, não pretendemos nos envolver com a interpretação ou discussão do conteúdo bíblico, (que poderá ser tema de outras postagens), nos limitando a apresentar um ligeiro ensaio do estudo das origens deste magnífico livro. Omitimos deliberadamente detalhes que poderiam apenas enriquecer o histórico, mas não modificaria o básico.

Escrito por Vicente Almeida
06/04/2012

Um comentário:

  1. "Quem lê a Bíblia, literalmente sem analisar, terá apenas uma boa leitura com a sucessão de histórias fantásticas relativas à trajetória de um povo".

    Pois é meu amigo, é aí que me encaixo. Não sei ler a Bíblia, muito menos interpretá-la. Estou ciente de que é UM LIVRO MUITO DIFÍCIL! Terei que voltar no tempo para estudar um pouco.
    Estou gostando do professor e quando começar a fazer perguntas...... Sempre fui uma aluna que indagava, explorava bem os mestres.
    Um abraço e até qualquer horinha.

    ResponderExcluir