Mensagem

Mensagem
Reflexão

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A ORÍGEM DA BÍBLIA - Por Vicente Almeida

PEQUENA HISTÓRIA

*****************

Primeira Parte

A Bíblia é com certeza a maior obra de fé, história e literatura jamais escrita. Integra praticamente todas as bibliotecas do mundo inclusive as bibliotecas domésticas. Repetidamente lida estudada, analisada e partilhada por cristãos de todas as idades.

Até a invenção da gráfica por Gutenberg em 1451, a Bíblia era um livro extremamente raro e caro, pois eram todos feitos artesanalmente (manuscritos) assim, poucos tinham acesso. É o livro mais procurado do mundo, por isto até hoje, mais de 500 milhões de exemplares já foram comercializados.

A Bíblia é a palavra de Deus, e nela encontramos instrução para vivermos da maneira conforme o nosso Criador deseja que vivamos. Ela para nós é como se fosse um manual do fabricante, a diferença é que o manual do fabricante nos ajuda a conhecer um bem adquirido, e ela nos ajuda a conhecer a nós mesmos e a Deus, e nos ensina a viver com dignidade, paz interior, fé e esperança.

Uma análise cuidadosa revelou que ela foi escrita por uns 40 homens durante um período de 16 séculos (1.600 anos). Esses escritores não eram profissionais. Entre eles havia pelo menos: um pastor, pescador, cobrador de impostos, médico, fabricante de tendas, sacerdote, profeta ou rei. Seus escritos mencionam fatos e costumes que desconhecemos neste século XXI.

Os livros que compõem a Bíblia têm uma variedade incomum de estilos, alguns são de fácil leitura, outros escapam a compreensão imediata.

No antigo Testamento, encontramos livros: históricos (Genesis e Livro dos Reis); Coleção de Leis (Levítico); Poemas religiosos e cânticos litúrgicos (Salmos); Narrativas romanceadas (Livro de Tobias); Coletânea de pensamentos (Provérbios); Um legítimo canto de amor (Cântico dos Cânticos); O maior e mais relevante poema sobre o sofrimento (Jó); As pregações e visões de profetas (Isaías, Jeremias, Ezequiel e outros).

No Novo Testamento, temos a biografia de Jesus Cristo narrada pelos evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João); Os trabalhos desenvolvidos pelos seguidores de Jesus (Atos dos Apóstolos); as Cartas e Epístolas Pastorais (Paulo, Pedro, João e Judas) e finalmente a visão apocalíptica de João (Apocalipse).

A primeira Bíblia cristã, foi estabelecida pelo Concílio de Cartago III, em 397 tinha 76 livros, Mas 1200 anos depois, o Concílio de Trento no século XVI reduziu para 73 livros: 46 do Velho Testamento, escrito originalmente em hebraico e 27 do Novo Testamento, escrito originalmente em grego.

No princípio, era um grande emaranhado de documentos, difíceis de ser lido de modo satisfatório e por isso poucos se aventuravam em ler. Para facilitar sua leitura e localização de "citações" o Prof. Stephen Langton, no ano de 1227 d.C. a dividiu em capítulos. No ano de 1551 d.C. o Sr. Robert Stephanus chegou a conclusão da necessidade de uma subdivisão, e agrupou os texto em versículos. Este formato permanece até hoje.

O Antigo Testamento contém 1.074 capítulos e 27.767 versículos em seus 46 livros.

O Novo Testamento contém 260 capítulos e 7.893 versículos em 27 livros. Entretanto estes números não são exatos, pois, no decorrer dos tempos muitas traduções alteraram as quantidades de capítulos (desdobrando-os ou unificando-os) e versículos (excluindo, unificando ou acrescentando). Assim Bíblias mais antigas têm uma formatação e as atuais, outra formatação.

Na verdade os textos bíblicos não deviam ser modificados, entretanto, o que vemos é o seu conteúdo ser assassinado pelos tradutores e modernizadores da linguagem, muitas vezes retirando a essência do que Deus de fato queria nos transmitir. Já foi traduzida em mais de dois mil idiomas e dialetos, e em cada tradução, uma parte é podada ou modificada: I – por que não há palavra similar no idioma traduzido: II – por que o tradutor entendeu por bem alterar um pouco, dando força ao seu ponto de vista. Isto às vezes altera completamente o sentido da mensagem.

A Bíblia protestante possui 66 livros: 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.

A Bíblia hebraica ou Judia possui apenas 24 livros, os mesmos usados pelos protestantes, todos do Antigo Testamento, entretanto a ordem é diferente e muitos livros foram reunidos em um só. A Torá, principal parte da Bíblia hebraica, é composta pelos cinco livros do Pentateuco.

Amanhã retornamos com a segunda e última parte.

Tenha uma ótima Páscoa

Escrito por Vicente Almeida
05/04/2012

3 comentários:

  1. ... Aí eu disse:

    Fideralina:

    Aceitei o convite e estou inaugurando seu Blog como colaborador.

    Desculpe se a matéria é longa.

    É por que para falar sobre sete mil anos de história da humanidade, todo espaço é pouco.

    Tive que resumir o máximo.

    ResponderExcluir
  2. Vicente:

    Sou grata por ter atendido meu convite.
    Parabenizo-lhe pela escolha do TEMA! Com certeza, irei conhecer e aprender um pouco sobre a Bíblia e sua origem.
    Aguardarei a segunda parte e tenha certeza que vou lhe explorar sobre o assunto, pois preciso aprender a ler a Bíblia e entender um pouco.
    Um abraço e Tenha uma Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  3. Fridda,

    Fico feliz em ver VICENTE ALMEIDA na sua lista de colaboradores. Ganha o blog pelas sua sábias postagens e ganhamos nós colaboradores por mais uma opção de leitura.Parabéns pela nova aquisição.

    Vicente Almeida,

    Seja bem vindo ao blog da fridda, assim sendo ficamos mais ricos de conteúdo. Tenho certeza que todos vão gostar muito. Um abraço e tenha uma Boa Páscoa!
    Fátima Bitu

    ResponderExcluir