Mensagem

Mensagem
Reflexão

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Camisa nova, seu doutor ? José Bitu Moreno
O Autor
José Bitu Moreno. Nascido em Várzea Alegre, CE, em 26/04/1959. Médico formado pela Universidade Federal do Ceará, especialista em cirurgia geral e cirurgia vascular, mestrado na UNESP/Botucatu, doutorado em Frankfurt, Alemanha, pós-doutorado em Freiburg, Alemanha e pesquisador dela DFG ( Deutsche Forschung Gesellschoft) em Frankfurt. Desde 1988 é docente da Faculdade de Medicina de Marília, onde é chefe da disciplina de Cirurgia Vascular

A Obra
Ttrata-se de um livro de relatos de experiências vividas desde a infância em Várzea Alegre - CE, juventude em Fortaleza, vida profissional em Marília - SP e pós-graduação na Alemanha. O livro é dividido em dois, sendo a segunda parte dedicada aos dois filhos, em que singelas poesias coloridas, formam um mosaico de lembranças de suas infâncias.
As vivências exploram o cotidiano em hospitais, assim como o dia-a-dia em diferentes lugares e nas diferentes fases da vida, por vezes comportando-se como crítica social, de costumes e, outras vezes, apenas como uma viagem introspectiva ou contemplativa da paisagem interior, em tempos presentes e idos.
Refere-se, pois, à vida contada em crônicas, versos e prosa. Prosa falando de pessoas. Especificamente, falando de mundos, internos, externos, sentidos e vividos. O encaixe perfeito. Na dureza do sertão, a flor, a professora, a natureza. Na cidade grande um mundo que avança qase invade, sem pedir licença. Na metrópole, novas relações. No velho mundo, o mesmo homem. No homem concentrando-se toda a energia criativa do escritor e do médico, do pai e do filho, Jose Bitu Moreno.
O livro impressiona ainda, pela forma despretensiosa com que transporta o leitor a cenários tão diversos, ora bucólicos, afetivos e até ingênuos, ora toscos, rudes, que as palavra do autor embelezam. Por fim, tempo presente, passado e futuro se confundem em um só, podendo estar contidos em apenas uma frase, ou embutidos em um retorno às raízes, de volta à Várzea Alegre, que pode significar uma " camisa nova" para o futuro, em outras terras.

O livro é luz, e se essa luz rola na terra. Deus colhe gênios no céu, disse Castro Alves. O livro caindo na alma é como a chuva fazendo o mar. Bendito quem semeia livros para o povo pensar.

O Centro Cultural Oboé convida para o lançamento do livro " Camisa Nova, seu doutor?", autoria de José Bitu Moreno
Dia: 22 de agosto de 2011 (segunda-feira)
Hora : 19:30
Local: Centro Cultural Oboé
Rua Maria Tomásia, 531 - Fone - 3264-7038
60150-70 Fortaleza (CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário