Mensagem

Mensagem
Reflexão

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SÍNDROME DO PÂNICO - O MAL DO SÉCULO.

      A Síndrome do Pânico é a enfermidade emocional que, nas últimas quatro décadas, acomete mais dolorosamente a população do universo. Resultado dos tempos modernos. Estamos todos muito e sempre estressados. Descontrole populacional, desemprego, violência urbana, trânsito que desarmoniza o tempo do cidadão, competição desumana entre as pessoas, a decomposição dos lares, a desumanização que estereliza a paz e desnutre esperanças... Isto tem um nome - Estresse -
      Estresse gera ansiedade. Ansiedade não neutralizada desdobrainarredavelmente em depressões, fobias, transtornos obsessivo-compulsivos e, também,  a Síndrome do Pânico. Em 2005, numa pesquisa realizada no Brasil, o resultado foi assustador: só em consultórios particulares, constataram-se dois mil casos novos de síndrome do pânico... por dia. Não foram computados os que se manifestam nos SUS,CAPS, PSF, SAMU e outros abrigos que "assistem" os menos favorecidos. Afinal de contas, as estatísticas, neste país, ignoram os pobres. Como sempre.
      A sintomatologia se manifesta em situações as mais diversas. Você pode estar numa fila de banco, num restaurante, num salão de beleza, passeando num shopping, fazendo qualquer coisa ou menos nada. A rsepiração fica ofegante, sudorese nas extremidades, taquicardia, formigamentos, ânsia de vômito, culminando para o pior dos sintomas: os medos. Medo de perder o controle, de enlouquecer, de morrer. A crise raramente dura mais de trinta minutos. E a pessoa volta ao normal, independentemente de médicos e de medicamentos. Até a nova crise. Depois outra e mais outra. Quando enfim se busca um tratamento.
      As mulheres são mais atingidas que os homens. Em torno de 70%. Faixa etária: entre 20 e 30 anos. O tratamento é feito com antidepressivos durante 2 a 2,5 anos, ininterruptamente. Nos primeiros seis meses, a psicoterapia é de fundamental importância.
      
                                 Wellingnton Alves
                                      psiquiatra

3 comentários:

  1. Esse texto, ou melhor essa lição médica foi transcrita da Revista O TEMPO DE DEUS da COMUNIDADE RABONI DE MARIA.
    O psiquiatra Dr. Wellingnton Alves, é um médico estudioso e um excelenete psiquiatra. É escritor e poeta. Parabéns pelo texto e, espero novas orientações.
    Tenho acesso a essa Revista. Recebo da minha amiga: Isa Alves, irmão do citado médico.
    Pbrigada, minha amiga.

    ResponderExcluir
  2. É...

    Será que a "Sindrome do Pânico" não está diretamente associada a ausencia da Fé?

    Será que esse grande mal não é o resultado da pressa do ser humano em querer conquistar o seu espaço antes do tempo?

    A pressa em viver mais de um dia de cada vêz, isto é; em tentar dar solução a coisas que somente poderão ser resolvidas no amanhã, gera muita angústia, e essa angústia gera um estado mórbido, que consequentemente conduz o organismo a exaustão, e as consequencias são essas citadas pelo Wellingnton Alves.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  3. Também estou querendo ajudar pessoas!
    http://folego1111.blogspot.com

    ResponderExcluir