Mensagem

Mensagem
Reflexão

sábado, 8 de outubro de 2011

DIA DO NORDESTINO.

Agora é Lei. Dia 8 de Outubro é “Dia do Nordestino” em São Paulo

São Paulo é conhecida por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil, fora o próprio Nordeste. Mas, por incrível que pareça, apesar dos milhares de migrantes que chegam a São Paulo todos os dias, não havia uma data em que a comunidade pudesse comemorar aqui, em São Paulo.

Agora tem. Por iniciativa do vereador Francisco Chagas (PT), a comunidade nordestina vai comemorar, no próximo dia 8 de outubro, pela primeira vez, o DIA DO NORDESTINO. A Lei 14.952/2009 fixa a data em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além de ser a data em que se comemora o Dia do Nordestino, na Região Nordeste, em homenagem a Catullo da Paixão Cearense. A partir de agora, a data entra para o Calendário Oficial de Eventos do Município.

A Sessão Solene de Comemoração ao Dia do Nordestino será, às 19 horas, do dia 8, no Salão Nobre da Câmara, 8º andar. Haverá a exibição do documentário “Patativa do Assaré – Ave Poesia”, de Rosemberg Carly. Participação Especial de Cacá Lopes, cantor Araripinense que gravou músicas em homenagem ao mestre de Assaré. Neste dia, o Restaurante Escola da Câmara incluirá em seu cardápio do almoço pratos típicos nordestinos. A idéia é fazer com que, já no ano que vem, haja uma semana cultural na cidade em comemoração à data.

Geral brasil, comunidade, migrantes, nordeste, patativa, são pa

2 comentários:

  1. Essa foto me enviada por Ana Sofia. Obrigada amiga. Você é uma das nossas. Eta Nordestina arretada!!!!

    ResponderExcluir
  2. É...

    Oxente minina, mas tu visse, agora ganhamo um dia só de nóis.

    Isso é muito bão, bão até di mais.

    O ruim é que parece que é só em sum palo.

    Faiz tempo que num vejo um paulista quando encontrava um de nóis preguntar: "Trouxe a moringa pra levar agua"?

    Eles faziam isso, mais era criticando o êxodo nordestino. Agora elogiam, VOTE neguinha!

    Minha mãe - im memoriam, falava que quando a gente pronunciava a palavra VOTE, tinha que bater na boca três vezes pra diminuir o pecado que era grandioso.

    Valeu a lembrança

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir